David Bowie não interpretou Gandalf em Senhor dos Anéis por falta de tempo

Sem dúvida, uma das maiores perdas que o mundo teve em 2016 foi a do músico e ator David Bowie. Conhecido por uma variedade de personagens dentro de sua carreira musical, como Ziggy Stardust, Aladdin Sane e Thin White Duke, Bowie manteve uma ousadia e habilidade de desafiar o gênero para misturar arte, atuação e música juntos em uma grande performance. Como tal, sua transição para o cinema no início de sua carreira jogou fora como uma extensão natural de seus talentos.

Os papéis que Bowie interpretou permanecem icônicos até hoje, embora muitas vezes o caso é que a popularidade de suas apresentações depende em grande parte de uma grande faixa etária que o conheceu ao longo de sua extensa carreira. Para alguns, ele sempre será o bizarro extraterrestre Thomas Jerome Newton em 1976, The Man Who Fell to Earth, enquanto outros só vão pensar nele como o Goblin King Jareth no clássico culto Labyrinth de Jim Henson. Mas era um papel potencial na trilogia do senhor dos anéis de Peter Jackson que poderia ter sido o de maior reconhecimento.

De acordo com uma entrevista com o diretor de elenco do Senhor dos Anéis, Amy Hubbard, obtida pelo The Huffington Post, Peter Jackson estava interessado em ter David Bowie a bordo da trilogia como Gandalf. No entanto, ao contrário dos rumores populares, Bowie não fez uma audição – embora ele tenha se encontrado com o agente da CAA, Chris Andrews, para potencialmente se juntar ao elenco. O que, em última instância, impediu que ele se juntasse à produção foi o enorme compromisso. Bowie parece, estava simplesmente muito ocupado para assumir a franquia épica. Disse Amy Hubbard:

“Ele não estava disponível. Foi uma conversa muito rápida com o lendário Chris Andrews na CAA. Eu acredito que [David Bowie] passou e tocou para todos na festa do Milênio. Isso teria sido a véspera de Ano Novo no ano de 1999, que foi quando os filmes foram filmados. Ele passou e entreteve a todos, mas ele nunca fez uma audição. Isso é certeza”.

E sobre Bowie assumindo especificamente o papel de Gandalf, Hubbard disse isso:

Nós nos aproximamos dele. Tenho certeza de que foi a ideia de Peter Jackson nas primeiras semanas que começamos. Era um assunto sobre o qual ele sempre se perguntava, e nós ligamos para Chris, e [Bowie] estava muito ocupado“.

gandalf
É claro que hoje atribuímos o papel de Gandalf a Ian McKellen, em performances que muitos consideram ser definidoras de sua carreira. E ainda, a ideia de David Bowie tendo assumido o papel gigantesco é uma perspectiva maravilhosa para muitos – especialmente aqueles que ainda estão apaixonados por sua performance como o mau Jareth. No momento em que a trilogia do Senhor dos Anéis estava sendo filmada, Bowie teria 52. McKellen tinha 60 anos, mas a diferença de idade provavelmente teria sido insignificante uma vez que o traje e maquiagem foram implementados.

Obviamente nunca saberemos como seria um David Bowie como Gandalf, mas julgando pelo imenso talento de Bowie e suas atuações, é uma aposta segura de que não seria nada menos que espetacular. Isto não é algo contra o desempenho McKellen. Seu Gandalf é aquele que sempre será lembrado e reverenciado. Mas para os fãs de Bowie, esta única oportunidade, que não era para ser, também será sempre lembrada pelo que poderia ter sido.

 

Via Screenrant
Comentários
Compartilhar:

Lucas Schardong

Estudante de jornalismo. Hobbit, portador de uma das peças da TriForce e mochileiro das galáxias. Ajudante de encanador nas horas vagas. Seguidor da filosofia "Don't Panic!".